segunda-feira, 28 de maio de 2012

Más, mais ou mas???



Mas (conjunção adversativa) - liga ideias ou orações, relacionando-as com um valor de oposição, algo contrário à expectativa. Exemplo: Trabalhei muito, mas não estou cansado. (Espera-se de quem trabalhou muito que esteja cansado). Estudou muito, mas não passou. (Se a pessoa estudou muito, espera-se que ela passe [de ano, em uma prova etc.]). Tem o mesmo valor de "porém, entretanto, todavia, contudo..."

Mais - liga-se a advérbios, adjetivos, verbos ou substantivo, acrescentando uma circunstância de intensidade ou quantidade maior, grau superior. Ex. Precisou de mais farinha. (pronome indefinido - quantidade maior de farinha). Devemos nos esforçar mais. (advérbio - com maior intensidade). Representa também o sinal de adição na matemática (+); ainda com o sentido de adição, pode ser usado com o valor da conjunção aditiva "e": Guardou no cofre as jóias mais (e) as barras de ouro. Pode também ter o valor de "novamente": Não quero mais ver você. (Não quero ver você novamente).

Más (adjetivo, flexionado no feminino e no plural) - é o feminino plural de mal: feminino - má; feminino plural - más. Tem o sentido de malvadas, ruins. Ex. Ele, dizem as más línguas, foi demitido por incompetência. (línguas malvadas, mal-intencionadas). Algumas pessoas são más. (ruins, perversas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário